Gauchão 2024

Em Ijuí, Brasil encara o São Luiz

Embalado por duas vitórias, Xavante joga às 19h desta quarta-feira (7) no estádio 19 de Outubro

Foto: Jô Folha - DP - Rubro-Negro, do zagueiro Bruno Reis (foto) divide o posto de melhor defesa do Estadual com Internacional e Juventude; os três sofreram apenas dois gols nas primeiras cinco rodadas

Matéria atualizada às 15h12min desta quarta.

O Brasil enfrenta o São Luiz, às 19h desta quarta-feira (7), no estádio 19 de Outubro, em Ijuí. Após duas vitórias seguidas, o Xavante iniciou a sexta rodada do Gauchão atrás apenas dos três times que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro. A situação confortável e o ótimo momento tranquilizam a equipe em busca dos pontos necessários para eliminar qualquer chance de rebaixamento e se aproximar da vaga às quartas de final.

O Rubro-Negro sofreu apenas dois gols em cinco partidas, dividindo o posto de melhor defesa com Internacional e Juventude. Repetido nos triunfos sobre Caxias e Santa Cruz, o time titular escalado por Fabiano Daitx sofrerá mudanças obrigatórias: os volantes Anderson Recife e Marcinho tomaram o terceiro cartão amarelo na competição e precisam cumprir suspensão.

Caso o esquema 4-1-4-1 seja mantido pela comissão técnica, os principais candidatos para ocupar as duas vagas são Pedro Santos, Jeferson Lopes e Maurício. O clube não divulgou novo boletim médico. A interrogação permanece em torno do zagueiro Rafael Dumas, ausente nos últimos dois jogos do Brasil por conta de uma tendinite.

“Em time que ganha não se mexe. Independentemente de quem for o próximo a entrar, tem que manter o padrão e tentar melhorar”, disse Daitx após a vitória diante do Santa Cruz. Um indicativo de que, fora as trocas forçadas por suspensões, os demais titulares tendem a seguir.

São Luiz x Brasil tem transmissão do YouTube de GZH e do portal ge.globo/rs. Via site, o Diário Popular acompanha o placar e os principais acontecimentos do jogo em tempo real, a partir das 18h45min.

Gauchão
6ª rodada

Terça
Grêmio 2 x 0 Novo Hamburgo

Quarta
19h | São Luiz x Brasil
Juventude x Avenida
20h | Ypiranga x São José
21h30min | Santa Cruz x Internacional

Quinta
19h | Guarany x Caxias

Robinho: "São jogos extremamente equilibrados"

Após entrar no segundo tempo contra o Grêmio, o atacante Robinho virou titular diante do Caxias e agarrou a oportunidade. Não saiu mais do time e abriu caminho, com um golaço, para a vitória sobre o Santa Cruz. Presença certa entre os 11 titulares de Fabiano Daitx em Ijuí, o jovem comentou a respeito das primeiras impressões depois da chegada ao Bento Freitas.

Robinho abriu o caminho para os 2 a 0 sobre o Santa Cruz com um golaço de fora da área. Foto: Jô Folha - DP


“É a primeira vez que atuo no futebol gaúcho. São jogos extremamente equilibrados e com um grau de dificuldade elevado. É um grande desafio na minha carreira e que faz com que eu possa evoluir dia após dia. [...] Fico muito feliz de ter ajudado a equipe com um belíssimo gol. Nosso grupo está fechado em prol dos objetivos do clube e, graças a Deus, os resultados positivos tem acontecido", disse antes da partida desta quarta.

Time da casa tem todos à disposição

Se o Xavante não poderá contar com dois pilares do meio-campo que ajudou a garantir seis pontos em duas partidas, o São Luiz tem todo o grupo à disposição do técnico Alessandro Telles. Por outro lado, justamente o treinador não ficará à beira do gramado do 19 de Outubro, pois cumpre suspensão. Conforme o repórter Alex Frantz, da Rádio Progresso de Ijuí, o auxiliar Rafael Santiago vai comandar a equipe na área técnica.

Sobre a escalação, ainda de acordo com Frantz, há dúvidas. Os volantes Gabriel Davis e Felipe Baiano disputam um lugar no time. Seriam ainda duas vagas para cinco jogadores nas pontas do ataque: Vini Peixoto (pelotense ex-Brasil), Dal Pian, Ramires, Airton e Gabriel Pereira. O Rubro soma seis pontos em cinco jogos e foi o último invicto a cair no Gauchão, com a derrota por 1 a 0 para o Novo Hamburgo, sábado, no Estádio do Vale.

Em dezembro, times se enfrentaram em jogo-treino que terminou com empate por 1 a 1 em Porto Alegre. Foto: Giancarlo Santorum - Especial GEB


Estatística

Uma curiosidade a respeito dos duelos entre Brasil e São Luiz é o equilíbrio histórico. Segundo o historiador Izan Muller, o Xavante enfrentou a equipe de Ijuí em 38 ocasiões. Venceu 15 e perdeu 12, e ainda aconteceram 11 empates. O Xavante marcou 46 gols e sofreu 47.

A primeira partida entre os dois foi em 1973, com vitória vermelha e preta por 3 a 1 pela Copa Governador do Estado. A última, em março do ano passado, terminou com triunfo do Rubro-Negro por 1 a 0, graças ao gol de Patrick no Bento Freitas. O técnico adversário era, curiosamente, Fabiano Daitx.

Prováveis escalações

São Luiz: Raul; João Vitor, Ricardo Thalheimer, Wesley e Márcio Duarte; Lucas Hulk, Gabriel Davis (ou Felipe Baiano), Diogo Sodré; Dal Pian (ou Vini Peixoto), Gabriel Morbeck e Airton (ou Gabriel Pereira ou Ramires). Técnico: Alessandro Telles (suspenso).

Brasil: Gabriel Oliveira; Gabriel Biteco, Zé Pedro, Bruno Reis e Jefinho; Maicky, Pedro Santos (ou Maurício), Jeferson Lopes; Tinga, JP Bardales e Robinho. Técnico: Fabiano Daitx.

Horário: 19h desta quarta-feira.
Transmissão: ge.globo/rs e YouTube de GZH.
Tempo real: diariopopular.com.br.
Árbitro: Rafael Klein.
Local: estádio 19 de Outubro.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com mesmo formato, Pelotas conhece grupo da Divisão de Acesso Anterior

Com mesmo formato, Pelotas conhece grupo da Divisão de Acesso

Grêmio vence o Novo Hamburgo por 2 a 0 na abertura da sexta rodada Próximo

Grêmio vence o Novo Hamburgo por 2 a 0 na abertura da sexta rodada

Deixe seu comentário